RN SAÚDE

sábado, 2 de julho de 2016

HOSPITAL DO SERIDÓ - CAICO



Cabe a um jovem médico o mérito de ter sido o idealizador e construtor de um Hospital na cidade de Caicó. Vindo surgir a anos depois o conhecido Hospital do Seridó. Idealizou e construiu o hospital com o objetivo de dar atendimento aos pacientes pobres, onde foi construído e hoje está localizada a estação rodoviária de Caicó.
O hospital foi inaugurado no dia 7 de Agosto de 1926, pelo médico Dr. Washington Luiz Pereira de Souza, presidente eleito.
Em 24 de Abril de 1927 é fundada a Sociedade Mantenedora do Hospital do Seridó, cuja primeira mesa administrativa foi composta por Dr. Aderbal de Figueiredo – Presidente, Dr. Hilarino Amâncio Pereira – Secretário e Celso Afonso Dantas – Tesoureiro. Embora inaugurado em 1926, só anos depois houve condições para o seu funcionamento.
Em janeiro de 1934, com o ato do interventor Mário Câmara, concedendo uma subvenção anual de 20 Contos de Réis e a nomeação de um Diretor, assim foi possível fazer funcionar o Hospital, o Diretor nomeado foi o Dr. Olavo Silva de Medeiros. Dirigiu o Hospital sem interrupção da data em que foi nomeado até o ano de 1940.
No dia 1º de Março de 1935, recebia o Hospital Três freiras da ordem já existente no colégio em Caicó, enquanto lá estiveram, foram muito eficientes e dedicadas, mas não demoraram muito, pois meses depois do trabalho que iniciaram, no mesmo ano deixaram o Hospital.
Em novembro de 1959 começa a funcionar o SESP – Serviço Cooperativo de Saúde Pública, prestando um serviço de referência para Caicó e Região, funcionando até fevereiro de 1965. A partir de março de 1965 passa a se intitular de Fundação de Serviço Especial de Saúde Pública, ficando em vigor até 05 de Novembro de 1969.
Em 05 de Dezembro de 1969 com o intuito de uma prestação de serviço mais abrangente para Caicó e Região, Dr. Chiquinho, o Prefeito da Época sancionou a Lei Nº 446 de 30 de Outubro de 1969 que autoriza a instituição de uma Fundação para a prestação de serviços em assistência Médica, Hospitalar e Farmacêutica. Dessa maneira com a criação da Fundação Dr. Carlindo Dantas, sucessora da Sociedade Mantenedora do Hospital do Seridó e teve como Presidente o Dr. José Arruda Fialho.
A partir de 1972, assume a direção do Hospital do Seridó o médico Vivaldo Costa, tendo recebido a Fundação em situação precária, prestes a fechar e com muito esforço e trabalho, Vivaldo Costa  conseguiu resgatar a Instituição. 
Hoje a Fundação Hospitalar é administrada pelo conselho Executivo, sua presidente é Susanny Aparecida Dantas Fernandes, tendo como demais membros: José Salatiel Dantas Nascimento, Ivanildo dos Santos da Costa, Leila Dayane Rodrigues Dantas e Joseane Santos. A direção fica na responsabilidade de Luciana Jerônimo do Nascimento e tendo como Tesoureira Geiza Azevedo de Oliveira, o médico Vivaldo Costa é o Presidente de honra da Fundação.
         O hospital do Seridó é situado à Praça Dr. José Medeiros, 1167 – Centro, Caicó/RN.
FONTE - SITE DA FUNDAÇÃO CARLINDO DANTAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS, LEVANDO O RIO GRANDE DO NORTE ATÉ VOCÊ E PARA O MUNDO, ATRAVÉS DE 77 BLOGS E MAIS DE 2 MIL LINKS - MOSSORÓ-RN, 2 DE FEVEREIRO DE 2014